Interpretação - Bônus e Penalidades
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Interpretação - Bônus e Penalidades
Sobre a Interpretação
É verdade que deixamos de jogar 3D&T, mas o 3D&T ainda não saiu da gente! Porém... É preciso.
Uma coisa que eu valorizo bastante é a interpretação do personagem e adotarei um sistema de recompensar aqueles que se esforçam para interpretar o personagem tal qual ele é e para punir os que não se importam. A conta é simples.Toda sessão será atribuído um ND interpretativo. Esse ND será Nível do personagem/3 arredondando para o múltiplo de .50 mais próximo. Seja positivamente ou negativamente.
Por exemplo: Um personagem inicial de nível 3 terá um ND interpretativo de 1, o que pode lhe render uma punição de até 300 pontos de experiência por uma interpretação desastrosa ou bonificação de mesmo valor por uma interpretação espetacular.
Qual o critério? Bom, certamente não é uma questão objetiva, mas há pontos quase que consensuais que serão analisados e vou tentar fazer isso de maneira mais objetiva possível. Tendência, personalidade... Tudo isso conta bastante na hora de pontuar. É preciso da compreensão de vocês que estão interpretando um personagem que não reflete aquilo que você é, tampouco tem o conhecimento que você tem fora de jogo. Para tanto me farei as seguintes perguntas:
PUNIÇÕES
As punições serão dadas em cada situação de ocorrência dos seguinte itens abaixo:
Trouxe um conhecimento de fora do jogo para dentro de jogo? Ex: aquele personagem que nunca lutou com um esqueleto, mas que o jogador sabe que eles tem redução de dano à armas de corte e no momento do combate o personagem simplesmente joga a espada no chão e pega um porrete... (ND interpretativo/3 em xp)
Interferiu no combate do coleguinha? Ex: "Joga a magia ali naquele quadrado", "Anda pra ali que a gente ataca flanqueando", "Usa cura em mim agora!"... E outros tantos e tantos exemplos. (ND interpretativo/3 em xp)
Agiu contrariamente à tendência/personalidade do personagem? Ex: Aquele personagem LB (Leal e Bom) que em determinado momento mata um ladrão que já havia se rendido... (ND interpretativo/4 em xp)
Notem que é bem simples você ganhar o bônus completo, basta não fazer merda. Caso eu perceba irei punir e em caso de discordância podem perguntar no private. Vou usar um exemplo genérico do que espero: O grupo encontra pessoas sendo atacadas por bandidos e os ajudam a escapar da ameaça. O clérigo de Khalmyr (LB) certamente não pensará em pedir uma recompensa por tê-los ajudado, enquanto o swashbuckler (CN) certamente tentará tirar proveito da situação, afinal ele arriscou sua vida e não ia trabalhar de graça.
O que eu quero que vocês tenham em mente é o seguinte: nessa situação como o meu PERSONAGEM agiria?
Sobre a mudança de tendência
Como vocês devem saber personagens também são mutáveis. Não existe nenhuma regra específica para a mudança de tendência conforme as ações dentro do jogo mas vou propor uma para a nossa mesa:
Caso um personagem acumule MAIS de três pontos positivos ou negativos SEGUIDOS, a tendência mudará.
No eixo do bem e mal:
1º: Quando o personagem for neutro e executar ações... Bom +1 / Mal -1
2º: Quando o personagem for bom e executar ações... Neutro -1 / Mal -2
3º: Quando o personagem for mal e exercutar ações... Neutro +1 / Bom +2
No eixo da ordem e caos:
1º: Quando o personagem for neutro e exercutar ações... Leal +1 / Caótico -1
2º: Quando o personagem for leal e executar ações... Neutro -1 / Caótico -2
3º: Quando o personagem for caótico e executar ações... Neutro +1 / Leal +2
Claro que não tenho como monitorar isso em todas as situações, mas tentarei fazer isso ao menos naquelas situações claras. Personagens que pertençam a raças/classes que assumem uma tendência específica perderão os poderes caso tenham a tendência alterada. Ex: Monges que se tornem neutros no eixo da ordem e caos estarão em desencontro com sua filosofia perdendo assim seus poderes.
Vamos imergir nos personagens, galera. isso é tudo
Qualquer dúvida ou sugestão deixa ai embaixo.
É verdade que deixamos de jogar 3D&T, mas o 3D&T ainda não saiu da gente! Porém... É preciso.
Uma coisa que eu valorizo bastante é a interpretação do personagem e adotarei um sistema de recompensar aqueles que se esforçam para interpretar o personagem tal qual ele é e para punir os que não se importam. A conta é simples.Toda sessão será atribuído um ND interpretativo. Esse ND será Nível do personagem/3 arredondando para o múltiplo de .50 mais próximo. Seja positivamente ou negativamente.
Por exemplo: Um personagem inicial de nível 3 terá um ND interpretativo de 1, o que pode lhe render uma punição de até 300 pontos de experiência por uma interpretação desastrosa ou bonificação de mesmo valor por uma interpretação espetacular.
Qual o critério? Bom, certamente não é uma questão objetiva, mas há pontos quase que consensuais que serão analisados e vou tentar fazer isso de maneira mais objetiva possível. Tendência, personalidade... Tudo isso conta bastante na hora de pontuar. É preciso da compreensão de vocês que estão interpretando um personagem que não reflete aquilo que você é, tampouco tem o conhecimento que você tem fora de jogo. Para tanto me farei as seguintes perguntas:
PUNIÇÕES
As punições serão dadas em cada situação de ocorrência dos seguinte itens abaixo:
Trouxe um conhecimento de fora do jogo para dentro de jogo? Ex: aquele personagem que nunca lutou com um esqueleto, mas que o jogador sabe que eles tem redução de dano à armas de corte e no momento do combate o personagem simplesmente joga a espada no chão e pega um porrete... (ND interpretativo/3 em xp)
Interferiu no combate do coleguinha? Ex: "Joga a magia ali naquele quadrado", "Anda pra ali que a gente ataca flanqueando", "Usa cura em mim agora!"... E outros tantos e tantos exemplos. (ND interpretativo/3 em xp)
Agiu contrariamente à tendência/personalidade do personagem? Ex: Aquele personagem LB (Leal e Bom) que em determinado momento mata um ladrão que já havia se rendido... (ND interpretativo/4 em xp)
Notem que é bem simples você ganhar o bônus completo, basta não fazer merda. Caso eu perceba irei punir e em caso de discordância podem perguntar no private. Vou usar um exemplo genérico do que espero: O grupo encontra pessoas sendo atacadas por bandidos e os ajudam a escapar da ameaça. O clérigo de Khalmyr (LB) certamente não pensará em pedir uma recompensa por tê-los ajudado, enquanto o swashbuckler (CN) certamente tentará tirar proveito da situação, afinal ele arriscou sua vida e não ia trabalhar de graça.
O que eu quero que vocês tenham em mente é o seguinte: nessa situação como o meu PERSONAGEM agiria?
Sobre a mudança de tendência
Como vocês devem saber personagens também são mutáveis. Não existe nenhuma regra específica para a mudança de tendência conforme as ações dentro do jogo mas vou propor uma para a nossa mesa:
Caso um personagem acumule MAIS de três pontos positivos ou negativos SEGUIDOS, a tendência mudará.
No eixo do bem e mal:
1º: Quando o personagem for neutro e executar ações... Bom +1 / Mal -1
2º: Quando o personagem for bom e executar ações... Neutro -1 / Mal -2
3º: Quando o personagem for mal e exercutar ações... Neutro +1 / Bom +2
No eixo da ordem e caos:
1º: Quando o personagem for neutro e exercutar ações... Leal +1 / Caótico -1
2º: Quando o personagem for leal e executar ações... Neutro -1 / Caótico -2
3º: Quando o personagem for caótico e executar ações... Neutro +1 / Leal +2
Claro que não tenho como monitorar isso em todas as situações, mas tentarei fazer isso ao menos naquelas situações claras. Personagens que pertençam a raças/classes que assumem uma tendência específica perderão os poderes caso tenham a tendência alterada. Ex: Monges que se tornem neutros no eixo da ordem e caos estarão em desencontro com sua filosofia perdendo assim seus poderes.
Vamos imergir nos personagens, galera. isso é tudo
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Última edição por André em Qui Out 13, 2016 3:23 am, editado 3 vez(es)
André- Mensagens : 14
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Re: Interpretação - Bônus e Penalidades
em relação ao colar... eu tava estressado com vcs querendo dar ordens (não havia conversa ou tentativa de convencimento), e por isso joguei, e se não faz sentido para o personagem, como explicar pessoas que em momentos de raiva jogam o celular na parede? eu tbm não faço isso mas tem pessoas que o fazem...
Em relação a futura paladina, Paladinos recebem o "chamado" do seu deu e decidem servir a ele como paladino, não porque a pessoa queria, logo o termo futura paladina é no minimo equivocado.
Em relação a futura paladina, Paladinos recebem o "chamado" do seu deu e decidem servir a ele como paladino, não porque a pessoa queria, logo o termo futura paladina é no minimo equivocado.
randalx- Mensagens : 25
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Re: Interpretação - Bônus e Penalidades
O termo "futura paladina" foi um exemplo de como a propria personagem se definia. E quanto ao exemplo em questao acho que ficou claro o que eu quis dizer sobre interpretar o PERSONAGEM, por isso mesmo utilizei das palavras "certamente". Quer outro exemplo de desvio de interpretação ou voce entendeu o que cerne a questão?
André- Mensagens : 14
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Re: Interpretação - Bônus e Penalidades
Não foi um bom exemplo, mas não precisa, acho que jogo a tempo o suficiente para saber o que é seu desvio de interpretação vulgo cometer "off".
E só pra constar ainda acredito que falar que vai receber o chamado de um deus maior para se tornar paladino porque sabe que vai escolher a classe futuramente é uma Off bem grosseira
E só pra constar ainda acredito que falar que vai receber o chamado de um deus maior para se tornar paladino porque sabe que vai escolher a classe futuramente é uma Off bem grosseira
randalx- Mensagens : 25
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Re: Interpretação - Bônus e Penalidades
Randal, OFF nesse sentido é quando algo NÃO está no personagem e o jogador faz parecer estar. Não foi o caso da "futura paladina". Ta parecendo implicância porque citei seu personagem (mas sequer citei seu nome). Vou editar e dar um exemplo genérico.
André- Mensagens : 14
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Re: Interpretação - Bônus e Penalidades
Sou totalmente de acordo com tudo o que foi descrito por André.
No que se refere a exemplos é necessário entender (Randal) que uma coisa é vc agir todo o momento em desacordo com sua tendencia, outra coisa é um devaneio qualquer, que pode ocorrer com qualquer um.
Acredito ser essa a linha de pensamento. Mas caso não seja, a mesa do mestre está nos mostrando qual a filosofia que será aplicada enquanto narrador, e cabe aos jogadores optarem pelo sim ou não em jogar nela.
No que se refere a exemplos é necessário entender (Randal) que uma coisa é vc agir todo o momento em desacordo com sua tendencia, outra coisa é um devaneio qualquer, que pode ocorrer com qualquer um.
Acredito ser essa a linha de pensamento. Mas caso não seja, a mesa do mestre está nos mostrando qual a filosofia que será aplicada enquanto narrador, e cabe aos jogadores optarem pelo sim ou não em jogar nela.
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Re: Interpretação - Bônus e Penalidades
Tambem estou de acordo com cada linha agora...
Mas me diga Joab, vc esta de acordo deste antes ou depois da edição
Mas me diga Joab, vc esta de acordo deste antes ou depois da edição
randalx- Mensagens : 25
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Re: Interpretação - Bônus e Penalidades
randalx escreveu:Tambem estou de acordo com cada linha agora...
Mas me diga Joab, vc esta de acordo deste antes ou depois da edição
Só vi hoje
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Re: Interpretação - Bônus e Penalidades
Oxfider escreveu:No que se refere a exemplos é necessário entender (Randal) que uma coisa é vc agir todo o momento em desacordo com sua tendencia, outra coisa é um devaneio qualquer, que pode ocorrer com qualquer um.
Sim, essa sugestão de regra de mudança de tendência é justamente para garantir que esses devaneios não passem de devaneios.
randalx escreveu:Tambem estou de acordo com cada linha agora...
Mas me diga Joab, vc esta de acordo deste antes ou depois da edição
Mesmo o exemplo dado antes da edição continha a mesma ideia por trás. Espero que não falemos mais nisso porque, de novo, ta parecendo implicância por citar seu personagem.
André- Mensagens : 14
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Re: Interpretação - Bônus e Penalidades
Man isso é muito relativo. Quando assistimos a um filme, anime e etc, não esperamos que todos tenham a mesma percepção do que está ocorrendo ou sobre o que ocorreu. "VCS" tem que entender que o que você acredita que ficou sub-entendido para você pode não ter ficado para o MESTRE. Você deve preocupar-se em passar de fato a sua intenção para o mestre e não importar-se com a de seus companheiros, pois o MESTRE será aquele que está controlando no caso a sua tendencia. Como ANDRÈ agora é o MESTRE você deve então preocupar-se sobre a forma de passar as suas intenções ,já que afirma que ele está implicando saca? E como ele mesmo colocou caso não esteja de acordo poderá conversar PRIVATE com ele e explicar. Só isso.
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