RPG e outras drogas
Bem vindos! Preparem seus dados, a sessão vai começar...

Participe do fórum, é rápido e fácil

RPG e outras drogas
Bem vindos! Preparem seus dados, a sessão vai começar...
RPG e outras drogas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Interpretação - Bônus e Penalidades

3 participantes

Ir para baixo

Interpretação - Bônus e Penalidades Empty Interpretação - Bônus e Penalidades

Mensagem por André Ter Out 11, 2016 9:05 pm

Sobre a Interpretação

É verdade que deixamos de jogar 3D&T, mas o 3D&T ainda não saiu da gente! Porém... É preciso.
Uma coisa que eu valorizo bastante é a interpretação do personagem e adotarei um sistema de recompensar aqueles que se esforçam para interpretar o personagem tal qual ele é e para punir os que não se importam. A conta é simples.Toda sessão será atribuído um ND interpretativo. Esse ND será Nível do personagem/3 arredondando para o múltiplo de .50 mais próximo. Seja positivamente ou negativamente.

Por exemplo: Um personagem inicial de nível 3 terá um ND interpretativo de 1, o que pode lhe render uma punição de até 300 pontos de experiência por uma interpretação desastrosa ou bonificação de mesmo valor por uma interpretação espetacular.

Qual o critério? Bom, certamente não é uma questão objetiva, mas há pontos quase que consensuais que serão analisados e vou tentar fazer isso de maneira mais objetiva possível. Tendência, personalidade... Tudo isso conta bastante na hora de pontuar. É preciso da compreensão de vocês que estão interpretando um personagem que não reflete aquilo que você é, tampouco tem o conhecimento que você tem fora de jogo. Para tanto me farei as seguintes perguntas:

PUNIÇÕES
As punições serão dadas em cada situação de ocorrência dos seguinte itens abaixo:
Trouxe um conhecimento de fora do jogo para dentro de jogo? Ex: aquele personagem que nunca lutou com um esqueleto, mas que o jogador sabe que eles tem redução de dano à armas de corte e no momento do combate o personagem simplesmente joga a espada no chão e pega um porrete... (ND interpretativo/3 em xp)
Interferiu no combate do coleguinha? Ex: "Joga a magia ali naquele quadrado", "Anda pra ali que a gente ataca flanqueando", "Usa cura em mim agora!"... E outros tantos e tantos exemplos. (ND interpretativo/3 em xp)
Agiu contrariamente à tendência/personalidade do personagem? Ex: Aquele personagem LB (Leal e Bom) que em determinado momento mata um ladrão que já havia se rendido... (ND interpretativo/4 em xp)

Notem que é bem simples você ganhar o bônus completo, basta não fazer merda. Caso eu perceba irei punir e em caso de discordância podem perguntar no private. Vou usar um exemplo genérico do que espero: O grupo encontra pessoas sendo atacadas por bandidos e os ajudam a escapar da ameaça. O clérigo de Khalmyr (LB) certamente não pensará em pedir uma recompensa por tê-los ajudado, enquanto o swashbuckler (CN) certamente tentará tirar proveito da situação, afinal ele arriscou sua vida e não ia trabalhar de graça.

O que eu quero que vocês tenham em mente é o seguinte: nessa situação como o meu PERSONAGEM agiria?

Sobre a mudança de tendência

Como vocês devem saber personagens também são mutáveis. Não existe nenhuma regra específica para a mudança de tendência conforme as ações dentro do jogo mas vou propor uma para a nossa mesa:
Caso um personagem acumule MAIS de três pontos positivos ou negativos SEGUIDOS, a tendência mudará.
No eixo do bem e mal:
1º: Quando o personagem for neutro e executar ações... Bom +1 / Mal -1
2º: Quando o personagem for bom e executar ações... Neutro -1 / Mal -2
3º: Quando o personagem for mal e exercutar ações... Neutro +1 / Bom +2
No eixo da ordem e caos:
1º: Quando o personagem for neutro e exercutar ações... Leal +1 / Caótico -1
2º: Quando o personagem for leal e executar ações... Neutro -1 / Caótico -2
3º: Quando o personagem for caótico e executar ações... Neutro +1 / Leal +2
Claro que não tenho como monitorar isso em todas as situações, mas tentarei fazer isso ao menos naquelas situações claras. Personagens que pertençam a raças/classes que assumem uma tendência específica perderão os poderes caso tenham a tendência alterada. Ex: Monges que se tornem neutros no eixo da ordem e caos estarão em desencontro com sua filosofia perdendo assim seus poderes.

Vamos imergir nos personagens, galera. isso é tudo Smile
Qualquer dúvida ou sugestão deixa ai embaixo.


Última edição por André em Qui Out 13, 2016 3:23 am, editado 3 vez(es)

André

Mensagens : 14
Data de inscrição : 22/08/2015
Idade : 29
Humor : Sei lá

Ficha
Nome:
Raça:
Classe:

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação - Bônus e Penalidades Empty Re: Interpretação - Bônus e Penalidades

Mensagem por randalx Ter Out 11, 2016 9:22 pm

em relação ao colar... eu tava estressado com vcs querendo dar ordens (não havia conversa ou tentativa de convencimento), e por isso joguei, e se não faz sentido para o personagem, como explicar pessoas que em momentos de raiva jogam o celular na parede? eu tbm não faço isso mas tem pessoas que o fazem...
Em relação a futura paladina, Paladinos recebem o "chamado" do seu deu e decidem servir a ele como paladino, não porque a pessoa queria, logo o termo futura paladina é no minimo equivocado.
randalx
randalx

Mensagens : 25
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Humor : 100 paciência para filosofias do RPG

Ficha
Nome:
Raça:
Classe:

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação - Bônus e Penalidades Empty Re: Interpretação - Bônus e Penalidades

Mensagem por André Ter Out 11, 2016 9:59 pm

O termo "futura paladina" foi um exemplo de como a propria personagem se definia. E quanto ao exemplo em questao acho que ficou claro o que eu quis dizer sobre interpretar o PERSONAGEM, por isso mesmo utilizei das palavras "certamente". Quer outro exemplo de desvio de interpretação ou voce entendeu o que cerne a questão?

André

Mensagens : 14
Data de inscrição : 22/08/2015
Idade : 29
Humor : Sei lá

Ficha
Nome:
Raça:
Classe:

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação - Bônus e Penalidades Empty Re: Interpretação - Bônus e Penalidades

Mensagem por randalx Ter Out 11, 2016 10:29 pm

Não foi um bom exemplo, mas não precisa, acho que jogo a tempo o suficiente para saber o que é seu desvio de interpretação vulgo cometer "off".
E só pra constar ainda acredito que falar que vai receber o chamado de um deus maior para se tornar paladino porque sabe que vai escolher a classe futuramente é uma Off bem grosseira
randalx
randalx

Mensagens : 25
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Humor : 100 paciência para filosofias do RPG

Ficha
Nome:
Raça:
Classe:

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação - Bônus e Penalidades Empty Re: Interpretação - Bônus e Penalidades

Mensagem por André Qua Out 12, 2016 6:27 pm

Randal, OFF nesse sentido é quando algo NÃO está no personagem e o jogador faz parecer estar. Não foi o caso da "futura paladina". Ta parecendo implicância porque citei seu personagem (mas sequer citei seu nome). Vou editar e dar um exemplo genérico.

André

Mensagens : 14
Data de inscrição : 22/08/2015
Idade : 29
Humor : Sei lá

Ficha
Nome:
Raça:
Classe:

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação - Bônus e Penalidades Empty Re: Interpretação - Bônus e Penalidades

Mensagem por Oxfider Qui Out 13, 2016 12:21 pm

Sou totalmente de acordo com tudo o que foi descrito por André.
No que se refere a exemplos é necessário entender (Randal) que uma coisa é vc agir todo o momento em desacordo com sua tendencia, outra coisa é um devaneio qualquer, que pode ocorrer com qualquer um.
Acredito ser essa a linha de pensamento. Mas caso não seja, a mesa do mestre está nos mostrando qual a filosofia que será aplicada enquanto narrador, e cabe aos jogadores optarem pelo sim ou não em jogar nela.
Oxfider
Oxfider
Admin

Mensagens : 170
Data de inscrição : 29/10/2013
Idade : 35
Humor : Ira

Ficha
Nome: Michael Sullivan
Raça: Humano
Classe: Swashbuckler

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação - Bônus e Penalidades Empty Re: Interpretação - Bônus e Penalidades

Mensagem por randalx Qui Out 13, 2016 4:07 pm

Tambem estou de acordo com cada linha agora...

Mas me diga Joab, vc esta de acordo deste antes ou depois da edição
randalx
randalx

Mensagens : 25
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 34
Humor : 100 paciência para filosofias do RPG

Ficha
Nome:
Raça:
Classe:

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação - Bônus e Penalidades Empty Re: Interpretação - Bônus e Penalidades

Mensagem por Oxfider Qui Out 13, 2016 5:32 pm

randalx escreveu:Tambem estou de acordo com cada linha agora...

Mas me diga Joab, vc esta de acordo deste antes ou depois da edição


Só vi hoje
Oxfider
Oxfider
Admin

Mensagens : 170
Data de inscrição : 29/10/2013
Idade : 35
Humor : Ira

Ficha
Nome: Michael Sullivan
Raça: Humano
Classe: Swashbuckler

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação - Bônus e Penalidades Empty Re: Interpretação - Bônus e Penalidades

Mensagem por André Qui Out 13, 2016 6:04 pm

Oxfider escreveu:No que se refere a exemplos é necessário entender (Randal) que uma coisa é vc agir todo o momento em desacordo com sua tendencia, outra coisa é um devaneio qualquer, que pode ocorrer com qualquer um.

Sim, essa sugestão de regra de mudança de tendência é justamente para garantir que esses devaneios não passem de devaneios.

randalx escreveu:Tambem estou de acordo com cada linha agora...

Mas me diga Joab, vc esta de acordo deste antes ou depois da edição

Mesmo o exemplo dado antes da edição continha a mesma ideia por trás. Espero que não falemos mais nisso porque, de novo, ta parecendo implicância por citar seu personagem.

André

Mensagens : 14
Data de inscrição : 22/08/2015
Idade : 29
Humor : Sei lá

Ficha
Nome:
Raça:
Classe:

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação - Bônus e Penalidades Empty Re: Interpretação - Bônus e Penalidades

Mensagem por Oxfider Qui Out 13, 2016 6:31 pm

Man isso é muito relativo. Quando assistimos a um filme, anime e etc, não esperamos que todos tenham a mesma percepção do que está ocorrendo ou sobre o que ocorreu. "VCS" tem que entender que o que você acredita que ficou sub-entendido para você pode não ter ficado para o MESTRE. Você deve preocupar-se em passar de fato a sua intenção para o mestre e não importar-se com a de seus companheiros, pois o MESTRE será aquele que está controlando no caso a sua tendencia. Como ANDRÈ agora é o MESTRE você deve então preocupar-se sobre a forma de passar as suas intenções ,já que afirma que ele está implicando saca? E como ele mesmo colocou caso não esteja de acordo poderá conversar PRIVATE com ele e explicar. Só isso.
Oxfider
Oxfider
Admin

Mensagens : 170
Data de inscrição : 29/10/2013
Idade : 35
Humor : Ira

Ficha
Nome: Michael Sullivan
Raça: Humano
Classe: Swashbuckler

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação - Bônus e Penalidades Empty Re: Interpretação - Bônus e Penalidades

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos